A Confissão de Matvei

Introversões exteriorizadas.

02 agosto 2005

Latvija, Parte II, Riga, 16-7-2005

A primeira manhã foi antecipada pela ansiedade de envereder pelo novo. O despertar foi fácil às 8 locais (6 lusitanas...). O Sol florescia a alma.
O percurso pedonal - que em 15 minutos no colocou na Viecriga - foi de surpresa. A cada rua, cada esquina, um motivo de contemplação... objectivado pela oferenda do Planeta Ju, uma HP digital / 5.3 megapixels!
Como nunca me havia dedicado à fotografia, cometi o exagero de disparar a tudo o que mexia e, sobretudo, ao que estava imóvel e permitia uma mais fácil experimentação.
Ainda a manhã se espreguiçava, aproveitei para aliviar a farta e incomodativa cabeleira que trouxe de casa. Larguei os caracóis num colorido e luminoso salão instalado na zona medieval. Malogradamente, à data não conhecia sequer uma palavra em letão, nem a simpátia cabeleireira conhecia as linguas de Camões e Shakespeare. O resultado foi um embaraçoso penteado James Dean's style.
Rumo à Igreja de S. Pedro, mergulhei o busto em redentora pia do café mais próximo e adoptei um estilo mais próprio.
A sobredita igreja, de espectacularidade singular (v.d. foto), beneficia da particularidade de ter sido destruída na II Guerra Mundial, consecutivamente, por alemães e soviéticos. Hoje, restaurada, permite uma admirável visão da capital do báltico.
A deambulação pela Viecriga foi bem interrompida por um retemperador passeio de barco ao longo do rio Daugava.
A singularidade das gentes e a colorida diversidade dos monumentos e edifícios, de cunho alemão, escandinavo e russo, preencheram o dia; Que não é curto; A noite contempla uma simples meia dúzia de horas.
O jantar foi medievalmente servido, em claustros de pedra e madeira e pratos em barro. Banquete real...
Á medida que a lua se aproximava, chegavam também as letãs. Verdeiras obras de arte, bonecas de porcelana. Vinham dançar para as ruas... e seduzir os bifes.
O dia seguinte estava já perto e transportar-nos-ia a Bauska... e ao Pils Rundale...

<$BlogItemComentárioCount$> Commentários:

At 2/8/05 14:13, Blogger Rui Coutinho said...

não haverá, porventura, retrato para a posteridade de james dean reencarnado na juba de matvei? os leitores estão ávidos por essa visão... oh, se estão...

 
At 2/8/05 14:22, Blogger Nuno Santos Neto said...

:) Há retrato, sim...
A fotógrafa pretende a divulgação. Mas, como sabes, os direitos de personalidade devem ser respeitados. E se isso não bastar ressuscita-se a censura. A cortina de ferro ainda anda por aí...

 
At 2/8/05 16:37, Anonymous Anónimo said...

Só a comicidade da figura desperta em mim a avidez de mirar o registo fotográfico ... Se o visado assim o exigir, eu as recolho assinaturas. Persuasão é a minha especialidade... a par de outras que não interessam para o caso!! Veijossssssss
( Matvei: Direitos de personalidade?? mas isso existe?? ou pões ou tás a levar!!! ai a bida ... )

 
At 2/8/05 19:08, Blogger Rui Coutinho said...

julgo que se impõe uma expropriação desses registos, tal o óbvio interesse público.
os direitos de personalidade, como saberá o caro jurisconsulto matvei, não se sobrepõem aos direitos adquiridos pelos leitores para usufruto de momentos de grandes gargalhadas...
quid juiris?

 
At 3/8/05 12:38, Anonymous Anónimo said...

Mesmo não o conhecendo, concordo plenamente consigo RUI. Na realidade, o que são direitos de personalidade ante o interesse público??!! ( passei pelo seu Blog "enquanto o diabo esfrega o o
olho" e constatei que, embora árido de recentes posts, colou um texto de Fernando Pessoa. Digo-lhe que ando numa fase de descoberta de Álvaro de Campos ... intensamente perturbador... Mas o que seria da vida sem a intensidade?) Um sorriso para quem cá passa...

 
At 3/8/05 13:42, Blogger Rui Coutinho said...

pois, joana piu... enquanto o diabo esfrega o olho repescava um projecto radiofónico onde participava o nosso matvei... mas a sua segunda vida em frmato blog não foi bem sucedida: morreu abandonado. há depois uma falsa partida chamada interjeição... que antecedeu o projecto mais estruturado que é o acid junk food... enjoy and drop by anytime... quanto a ti, matvei... grato pelo abraço [o seabra está muito mad, como escrevi em reply ao teu comment].

 
At 3/8/05 20:50, Anonymous Anónimo said...

parece que não cheguei a tempo de mandar o bitaite do James Dean...
desta vez ganhaste tu, rui.
vou ter que vasculhar mais cedo sob pena de não entrar pelo melhor flanco...

mas o que conta é o resultado final e sou mais um a votar a favor da moção "mostrem o gajo com o look ridículo".
piu, mais uma assinatura!
ju, estamos contigo!

 
At 3/8/05 21:44, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 4/8/05 00:14, Blogger j.seabra said...

também me converti...

http://linhasturvas.blogspot.com/

a chave está debaixo do tapete, à entrada da porta...

 
At 8/8/05 19:27, Anonymous Anónimo said...

Mostra... mostra...

 
At 8/8/05 19:58, Blogger Nuno Santos Neto said...

Bem vindo, amigo Juce. Aparece mais vezes.

 
At 17/8/05 19:39, Anonymous Anónimo said...

Caro matvei, mas eu conheço-te de algum lado? Vê lá se ganhas tempero... espera! Será que tu és... és mesmo? então como estás ilustre amigo?

 
At 25/4/07 19:16, Anonymous Anónimo said...

Best regards from NY! Story reader backpack Gmac insurance automobile payments ultracet online Minorty business loans

 

Enviar um comentário

<< Home