A Confissão de Matvei

Introversões exteriorizadas.

23 setembro 2005

Das Férias Judiciais

A reboque do Governo, veio a Assembleia da República emanar a Lei n.º 42/2005 que, no essencial, reduziu um mês às férias judiciais, fixando-as entre 1 e 31 de Agosto.
A opinião pública aplaudiu. Isto porque, tal como o Governo, confunde gozo de férias com férias judiciais.
Enganam-se os que pensam que os Tribunais fechavam dois meses no Verão e que magistrados e funcionários de justiça beneficiavam de privilegiado direito a férias.
Só os mais desatentos não sabem que os Tribunais funcionam em todos os dias úteis, mesmo nos períodos de férias.
Esta lei apenas reduziu o período em que os prazos judiciais estão suspensos.
Foi isto que o Governo não disse, demagogicamente, porque a medida caía bem na opinião pública mal informada.
Não se pense que, por força desta lei, os magistrados trabalhavam menos e que agora trabalharão mais. Fá-lo-ão, outrossim, de maneira diferente.
Por um lado, nos 30 dias amputados às férias judiciais realizar-se-ão julgamentos e outras diligências, o que apenas acontecia em processos de carácter urgente.
Por outro lado, usufruirão de menos tempo para estudar, elaborar despachos ou sentenças e recuperar trabalho em atraso.
Se verificarmos que cada Juiz tem, pelo menos 2 diligências por período (manhã/tarde), facilmente constatamos que escasseia o período para enriquecimento técnico ou elaboração de peças processuais.
Para este labor, as férias judiciais são fundamentais, funcionando como verdadeira válvula do sistema.
A sua redução não vem resolver os atrasos na justiça.
Pelo contrário, perspectiva-se, na minha opinião, que, com o alargamento do período de realização de diligências judiciais e de continuidade dos prazos, diminuirá o volume de diligências agendadas por dia. Ou seja, se os Juízes decidiam agendar 2 julgamentos no
período da manhã e outros tantos no período da tarde, relegando o trabalho de sapa para as férias judiciais, agora, aliviarão essa carga, realizando diariamente menos julgamentos e diligências, de modo que lhes possibilite um cabal exercício de funções.
O feitiço virar-se-á contra o feiticeiro e os Tribunais entupirão mais do que antes.
Esta lei é falaciosa e tem, também, reflexos negativos para os Advogados.
Pese embora o facto de não se vislumbrarem inconvenientes para os que exercem advocacia integrados em grandes sociedades, a verdade é que a generalidade da advocacia sofre mais um rude golpe.
Com efeito, doravante, os Advogados que exerçam actividade individualmente serão forçados a gozar férias em Agosto, encerrando os seus escritórios e perdendo um importantíssimo período que destinavam à preparação de acções mais complexas ou de estudo mais exigente e à organização do seu trabalho.
Os males da justiça proliferam mas não estão, nem nunca estiveram, nas férias judiciais. Para percebê-lo necessário é calcorrear os Tribunais deste país e verificar que alguns funcionam em verdadeiros pardieiros, sem condições de trabalho, que a grande maioria, apesar do choque tecnológico, continua a utilizar meios obsoletos, que faltam Juízes e que as leis de processo estão ultrapassadas.
Os cidadãos e os participantes da Justiça não se podem resignar a medidas pontuais e autistas, decididas sem a auscultação dos que vivem diariamente os Tribunais e conhecem os seus problemas.
A Justiça precisa, isso sim, de uma reforma, senão mesmo de uma revolução. Mas com a concertação de governantes, magistrados, advogados e funcionários judiciais.
Só assim se consagrará na plenitude aos cidadãos o acesso ao direito e aos tribunais.

<$BlogItemComentárioCount$> Commentários:

At 25/9/05 11:06, Blogger Major Tom said...

Venga la revolution!

 
At 17/10/05 19:24, Anonymous Anónimo said...

Concordo com as afirmações, mas o problema deste e de outros governos está na dificil tarefa de executar, sem que a pressão dos lobbies seja eficaz. Porque não uma concertação entre quem executa e quem exerce a pressão? Será que é mais importante agradar a opinião pública e deixar as tão afamadas reformas na prateleira de cima?

 
At 27/10/05 11:49, Blogger Filipe Silvestre Carneiro said...

Nada como umas boas férias para recarregar baterias para ter um inicio em força, mesmo que seja em greve…

 
At 6/2/07 14:43, Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP »

 
At 7/2/07 18:34, Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Contraindicaciones neurontin Botox for sweaty underarms Game mastermind Visual studio net web server detected Success stories clomid Effexor 75 Bbt clomid

 

Enviar um comentário

<< Home